top of page
  • Foto do escritorMárcio Freitas

Preservation Rhinoplasty

Atualizado: 5 de mai. de 2023

Rinoplastia Preservation

A rinoplastia de preservação é uma técnica que ressurgiu como um método confiável de se realizar Rinoplastia primária.


A filosofia desse método é não mexer na arquitetura do dorso nasal no sentido de preservar contornos nasais favoráveis no tratamento de narizes com giba (dorso alto). Esse método defende ainda a preservação da integridade de boa parte dos tecidos moles abaixo da pele da ponta do nariz como pericôndrio e ligamentos cartilaginosos.


O conceito primário de preservação dorsal é evitar a criação da deformidade do “teto aberto” que ocorre com a redução clássica da giba nasal* e preservar os contornos estéticos do dorso nasal.


Giba nasal é aquele excesso de altura que algumas pessoas tem no dorso do nariz e que incomoda muita gente.



As linhas estéticas do dorso nasal são linhas imaginárias que seguem lateralmente ao nariz e vão do início das sobrancelhas até a ponta nasal. As mulheres conseguem perceber mais essas linhas ao fazerem uma make profissional.





Usando a técnica preservativa, o cirurgião faz uma manobra de empurrar todo o dorso pra baixo, sem raspar ou cortar a giba nasal, evitando assim a necessidade de reconstruir o contorno do dorso nasal nasal e, consequentemente, reduzindo os riscos de se criar irregularidades após a cirurgia.


Além disso, os cortes ósseos nas laterais do nariz são feitos com pontas ultrassônicas, o que faz com que esses cortes sejam bem delicados e precisos.

Esquece então aquela velha frase: “Dr , eu preciso só de uma raspadinha”.

Se fizerem só uma raspadinha em seu nariz, a sequela poderá aparecer depois (dificuldades respiratórias e um dorso nasal bem estranho).

Isso fará você precisar de uma nova rinoplastia no futuro, com enxertos.


Essa foto mostra um defeito no dorso de um nariz operado no passado através de técnicas convencionais.


A rinoplastia de preservação ou preservation rhinoplasty faz com que, em mãos de cirurgiões experientes, haja redução dos riscos de complicação, redução do tempo de cirurgia e redução da necessidade coletar cartilagens de outras áreas para enxerto.


Os cirurgiões menos experientes que realizam o push-down ou let-down, como são chamadas as técnicas de cortes ósseos da Preservation Rhinoplasty, podem ter complicações como nariz de sela (quando o dorso rebaixa demais), assimetrias da pirâmide óssea, vazamento de liquor do cérebro, LCR, degraus na parte mais alta do dorso ou recidiva da giba.


E é justamente por causa dessas possíveis complicações, que o medico que se dedica à arte da Rinoplastia deve ter uma quase que total dedicação a ela.


A curva de aprendizado, para que um profissional domine a técnica da rinoplastia, requer muita dedicação, muito estudo e muita prática. Ou seja, mexer em nariz não é pra aventureiros.


"Se não tem a manha, não desce para o playground".

Essa expressão é um ditado popular brasileiro que significa que se você não tem a habilidade, experiência ou conhecimento necessários para fazer algo, é melhor não tentar para evitar constrangimento ou fracasso.


Quer saber mais sobre rinoplastia?

Eu, Dr. Márcio Freitas posso te ajudar.

45 visualizações0 comentário
bottom of page