top of page
  • Foto do escritorMárcio Freitas

PREENCHIMENTO DA REGIÃO DAS TÊMPORAS




Delimitação da região temporal.


A região temporal é constituída por pele, tecido subcutâneo, fáscia temporal superficial, ou fáscia temporoparietal, compartimento de gordura temporal, fáscia temporal profunda (dividida também em partes superficial e profunda), compartimento de gordura bucal ou bola de Bichat, músculo temporal e periósteo do osso temporal








Essa região é irrigada pela artéria temporal superficial e pela artéria temporal profunda. A artéria temporal superficial é o menor dos dois ramos terminais da artéria carótida externa.

Ela se origina no nível da glândula parótida, posteriormente ao colo da mandíbula, e cruza o arco zigomático cerca de 10 mm anterior ao trágus. Dela originam-se a artéria facial transversa, a artéria zigomático-orbital e os ramos parietal e frontal.





Atravessa a região temporal em seu quadrante posterior e acima da fáscia temporal superficial. Já a artéria temporal profunda é ramo da artéria maxilar, o maior dos ramos terminais da carótida externa. Ela possui os ramos anterior e posterior, localizados entre o músculo temporal e o periósteo.


Apesar de ser um ramo da carótida externa, a artéria temporal superficial anastomosa-se com ramos da carótida interna, como, por exemplo, com a artéria supraorbital.


Em uma pessoa jovem, as têmporas são planas ou levemente convexas, mas com o envelhecimento elas vão se tornando côncavas.


O terço superior da face sofre estreitamento, o que provoca aparente encurtamento e ptose das sobrancelhas, com “desabamento” da cauda das sobrancelhas pra dentro da área temporal.


O grau de envelhecimento da região temporal pode ser classificado em quatro estágios.

  • Fossa temporal convexa ou plana

  • Depressão leve

  • Concavidade da fossa temporal, com alguns vasos visíveis e ptose da cauda da sobrancelha

  • Esqueletização da fossa temporal e ossos visíveis; vasos muito visíveis; concavidade grave.


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page