75 3023-9999

O que é a septoplastia e pra quem é indicada?

09/03/2021

O desvio de septo é costuma ser comum entre os pacientes. No entanto, quando a deformidade gera obstruções crônicas, a falta da respiração predominantemente nasal afeta todos os sistemas do  organismo, comprometendo consideravelmente a qualidade de vida é necessário corrigir o problema e restabelecer o bom funcionamento do nariz, sendo possível através da septoplastia.

O septo nasal é a estrutura vertical que separa o nariz em duas cavidades, chamadas fossas nasais. Ele é composto por osso na parte anterior e por cartilagem na parte posterior, sendo coberto pela mucosa nasal. Quando o desvio compromete as funções nasais, é preciso fazer o tratamento cirúrgico. O objetivo é aliviar os sintomas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.

Quando a correção do septo é necessária, a rinoplastia pode ser feita simultaneamente. Nesse caso, trata-se de uma rinoplastia funcional, um tipo de procedimento que visa corrigir tanto as disfunções funcionais, melhorando a respiração, quanto a aparência do nariz — quando existe o desejo por parte do paciente.